NOTÍCIAS

Confira as notícias do mundo da Aventura

Relato de Acidentes de Tirolesa

 

A cada dia que passa aumenta o número de pessoas que buscam uma experiência radical, com o crescimento dessa "moda" muitos estabeleciemtentos estão se adaptando para receber esse público que busacam uma aventura com comodidade e sem esforço físico, mas esquecem de vender e garantir a segurança desses usuários.

Dentro desse cenário de atividades sem dúvidas a Tirolesa é a atividade mais procurada pois além de não necessitar nenhum esforço físico ela possibilita o praticante ter uma sensação prazerosa de vôo livre com uma pitada de emoção.


Mas essa atividade pode se tornar muito perigosa quando não é levado em enconta os riscos que a mesma apresenta, causando graves acidentes que podem levar a morte.

Infelizmente acidentes envolvendo tirolesas estão se tornando mais frenquentes, como podemos acompanhar pela mídia, pois a maioria das empresas que oferecem esse tipo de atividade insistem em "cortar gastos" e montar a atividade por conta própria simplesmente ignorando as regras e normas de segurança como podemos ver nos seguintes links:

 - Turista quebra costelas e perfura pulmão após acidente em tirolesa
- Mulher quebra bacia após cair de tirolesa em um parque do Paraná
Mulher morre após acidente na tirolesa de Clube em Ouro Preto do Oeste
- Criança cai de 12 metros em Balneário Camboriú
- Mulher sofre acidente em tirolesa em São Bernardo
- Tirolesa não chega à margem de rio e jovem morre após não conseguir esperar por socorro
- Homem é socorrido às pressas após cair de tirolesa na praia de Tatajuba
- Turista morre após cair de tirolesa em Águas de Lindóia
- Tirolesa termina em morte na Pedreira do Dib
-Turista quebra costelas e perfura pulmão após acidente em tirolesa
- Vítima de acidente no Coimbra Park não resistiu e faleceu
- Jovem se desequilibra em tirolesa e família aciona PM e bombeiros
- Estudante cai e morre durante prática de tirolesa em Alagoas
- Aos 12 anos, ela ficou paraplégica, quando sofreu um acidente na tirolesa no grupo de escoteiros
- Susto no Rock in Rio: Homem fica pendurado pelo braço na tirolesa
- MP confirma índices de falta de manutenção em tirolesa que houve morte

- Mulher cai de tirolesa durante festa de aniversário e sofre ferimentos graves
- Familia de 'Papai Noel' deve ser indenizada por morte durante tirolesa


Hoje no mercado nacional existem várias empresas especialistas em projetos e implantação de atividades de aventura, empresas que buscam aperfeiçametento, conhecimento e tecnologia, estando aptas para orientar e executar a implantação de uma tirolesa radical e sobre tudo garantindo a segurança dos participantes.

Ao contrário que muitos imaginam a Tirolesa requer uma série de cálculos estruturais e mecânicos, escolha de material adquado, treinamento dos operadores e posteriormente a manutenção , tanto na parte estrutural quanto nas operações.

Quando acidentes acontecem será falta de manutenção dos equipamentos? Falta de atenção dos praticantes? Excesso de confiança? Será uma soma de todos estes e outros fatores?

Quando uma tirolesa é projetada tem que ser levado em conta sistemas que possibilitam corrigir possíveis falhas , sistemas de redundância como é chamado, em outras palavras se uma sistema falha deve ter outra opção para ser acionado, como por exêmplo os freios, se o freio principal venha falhar por qualquer motivo sendo ele falha humana ou falha do sistema, deve ter um freio secundário para corrigir.
 
Estudos comprovam que a maioria dos acidentes ocorrem por uma soma de fatores, e sistemas de redundância são simplesmente ignorados causando sérios riscos. 

Nossa intenção não é provocar medo ou pânico tão pouco desencorajar quem está a procura de emoção.

Nós apoioamos esse tipo de atividade, e ficamos preocupados com a quantidade de notícias de acidentes fatais que estão surgindo.

O recado é para ficar atento.

Empresário, escolha bem a empresa a ser contratada para implantar as atividades em seu empreendimento, leve em consideração a experiência da empresa e formação de seus profissionais. 

Usuários, informe-se sobre os certificados e padrões de segurança que o Resort, Pousada, Parque Aquático, Hotél Fazenda, enfim onde você levar seus amigos ou familiares para passar um tempo agradável.

Questione, somos leigos no assunto, não temos obrigação de saber se um cabo está ou não passando pelo lugar certo, se os equipamentos estão bem travados e conectados, busque referências sobre a empresa antes de sair se divertindo, pense que sua vida, de seus amigos e familiares depende dessas instalações, que muitas vezes podem estar colocando a todos em um grande risco.

A empresa Guia Vertical - www.guiavertical.com.br, especializada no seguimento, possui um dos maiores bancos de dados sobre acidentes envolvendo atividades de tirolesa. "São varios anos estudando os acidentes, como eles acontecem e seus fatores, para que possamos previnir e garantir maior segurança aos nossos clientes" diz Maycon André Grilo, Socio Proprietário e Coordenador de Projetos da empresa.

"E na sua grande maioria podemos afirmar que houve erros humanos e não falha de equipamentos" afirma Maycon.

Segue alguns videos de acidentes de tirolesa, todos retirados do acervo da empresa:

Acidentes Internacionais:












Acidentes Nacionais:





Acidentes Fatais:



Acidentes de Tirolesas envolvendo unidades militares:

comments powered by Disqus

Últimas Notícias

Busca