Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/guiavertical/construcaodetirolesa.com.br/esp_amarracoes.php on line 12
Nós e Amarrações - Guia Vertical Esporte e Aventura

Nós e Amarrações

Os nós possuem uma aplicação milenar na história da humanidade, quando os primitivos utilizavam fibras naturais para confecção de artefatos, evoluindo assim até o uso em técnicas elaboradas como as navais e as de montanha. No caso de técnicas verticais os nós podem ser utilizados para unir as cordas, para as ancoragens, amarrar solteiras, dentre outras aplicações.

A escolha de um nó deve passar por uma análise criteriosa sobre o uso. Fatores como força de blocagem, facilidade de fazer e desfazer o nó e perdas de resistência, etc. devem ser levadas em consideração na hora da escolha.
 
O Nós também são necessários, para dar segurança e conforto e até mesmo a substituição de equipamentos nos sistemas. São imprescindíveis nos salvamentos. Muitas vezes, uma vida pode depender de um nó "bem feito". Por isso mesmo: não se dá nó! Faz-se um nó !
 
Qualquer que seja o nó por mais simples que seja, sempre o execute com capricho, mantendo as duas partes da corda sempre paralelas e livres de torção. Aperte sempre todas as pontas que saem do nó e arremate qualquer ponta solta, com um nó simples em volta da corda mestra.
 
Existe um nó certo para cada finalidade. Em tese, nós profissionais, não precisamos saber em minúcias qual o melhor nó para esta ou aquela finalidade. Mas, precisamos saber qual o nó que não serve para o que queremos fazer.
 
Todo nó acaba resultando na perda de resistência (PR) de uma corda ou fita, e deve ser confeccionada de maneira que todas as voltas fiquem alinhadas diminuindo a PR e facilitando sua soltura após ter sofrido tensão.   
 
É importante saber o formato do nó depois de confeccionado, caso não esteja correto deve ser desfeito, começando novamente. Confira sempre duas vezes antes de iniciar qualquer atividade que envolva risco.
 
Embora livros do assunto possam apresentar muitos nós, essenciais para a prática de Atividades Verticais. Não existe um nó perfeito, todos eles possuem algumas limitações, é importante conhecer quando não se deve utilizar um determinado nó, e saber que, se uma corda com nó for submetida a forte tração o ponto mais fraco sempre será no nó, salvo exceções, como quando a corda estiver passando por uma quina de pedra por exemplo.
 
Assim, devemos conhecê-los. Selecionamos os nós mais eficientes e versáteis para o dia-a-dia de quem lida com esse tipo de atividade. Vamos conhecer alguns termos usados, nós, sua função, e para que é usado.
 
Observe os seguintes detalhes que um bom nó tem que ter:
 
  1-Ponta:
Devem existir apenas duas, se tiver mais que duas desconfie;
2-Chicote:
Trecho da ponta utilizado para fazer o nó;
 
3-Alça/Seio:
Parte da corda sem o chicote;
4-Laço:
Formado pelo nó confeccionado com a alça;
5-Coca:
Torção da corda;
6-Simples
Utilizado para arremate;
   
Características de um bom Nó  
simples de ser feito
apresentar o máximo de segurança
fácil de ser desfeito
ter a perda de resistência baixa
(mesmo depois de submetido a grandes tensões ou molhado).
Veja Mais informações sobre tipos de Nós e Amarras